Equipamento Motard - Frio/ Chuva

19/01/2018

Cá estamos, numa altura do ano em que algumas das nossas companheiras “hibernam”, outras há que continuam a rolar com toda a naturalidade. Para aqueles em que o bichinho se mantêm vivo, desde que haja gasolina no depósito e espírito de rolar…

O inverno é uma época do ano em que andar de moto pode ser uma tarefa mais complicada (dependendo do destino). Nesta época as más condições atmosféricas como o frio e a chuva, podem transformar os passeios e viagens em aventuras que podem ser desagradáveis e desconfortáveis. A exposição prolongada a estas condições pode causar hipotermia, levando a maiores dificuldades de condução devido à contracção dos músculos e a um aumento do esforço na condução.

 

A correcta preparação é o mote para umas boas curvas e viagens! A utilização de equipamento impermeável e resistente ao frio é por isso fundamental. Abaixo ficam alguns conselhos e dicas, sobre o equipamento necessário para andares de moto nesta época do ano com a protecção adequada.

 

» Fato Térmico/ Chuva

A utilização de um fato térmico impede que o corpo do motard fique molhado e gelado, aumentando a sensação de conforto e tornando a condução mais segura. Entre as diversas soluções existentes, os fatos em gore-tex ou nylon são os mais utilizados.

 

Em regra são usados por cima da restante roupa, entre peças separadas (casaco, calças e protectores de botas) ou do tipo macacão, estes devem ser impermeáveis e com costuras vulcanizadas (ou mesmo sem costuras), de ajuste rápido com velcro ou cordões nos pulsos, cintura e tornozelos. Devem ser fáceis de vestir e de guardar ocupando um espaço relativamente reduzido na bagagem.

 

Outra função deste equipamento é proteger-te do frio ou vento cortante, que por vezes se faz sentir, da sujidade e pó em deslocações no dia-a-dia.

 

Na escolha do equipamento adequado deverás ter em atenção o tamanho, em função da utilização com outro equipamento por baixo do fato, assim como que este te permita uma boa respiração cutânea. O principal objectivo não é ser bonito, mas sim proteger-te do frio e da chuva, com o maior conforto e mobilidade possível.

 

Existem alguns sprays impermeabilizantes que podem ser utilizados, tendo como função aumentar a capacidade de repelir a água e optimizar o desempenho do equipamento. Não sendo uma solução ideal, podem ajudar em situações pontuais, a sua eficácia depende da qualidade do produto e do tecido/ material em que vai ser aplicado, assim como na durabilidade pretendida.

 

Outra solução é o recurso a equipamentos impermeáveis (capas, calças e casacos), disponíveis em lojas de desporto, embora não oferecendo a mesma protecção, podem ser bastante úteis. Nestes casos devem ter atenção aos fechos, elásticos e ajustes, os casacos devem possuir de preferência um capuz, para colocar por dentro do capacete e evitar aquele fio de água a escorrer pelas costas…

 

» Capacete

Deverás ter em atenção a qualidade de isolamento nas partes móveis (articulações, viseira, forro), devendo este impedir a entrada de água e vento. Além destes factores, existem ainda produtos anti-embaciamento (interno) e repelentes (externo), os quais permitem uma maior visibilidade e conforto na condução.

 

» Balaclava

Este acessório tem como função proteger a cabeça do motard. É através da cabeça que 40% do calor corporal é perdido, daí a importância e eficácia deste artigo. Sendo um acessório que vai ser utilizado dentro do capacete, deverá ter costuras planas para não deixar marcas ou incomodar o utilizador (condutor/ pendura). A sua utilização pode traduzir-se na diferença entre uma viagem confortável ou desagradável, ao fim de alguns quilómetros.

 

» Luvas

As luvas são essenciais (segurança, protecção e conforto) para andar de moto com a máxima segurança, com o frio e chuva têm um papel preponderante. Estas, além de serem responsáveis por protegerem as mãos em caso de queda, também possuem a função a protecção das más condições atmosféricas.

 

É importante adquirires umas luvas quentes e confortáveis de modo a enfrentar as condições climatéricas mais adversas, escolhendo as que melhor se adaptam ao formato das tuas mãos. As luvas mais adequadas podem ser:

 

- Térmicas e impermeáveis: são luvas especialmente desenhadas para os motards, possuem forro térmico e um cano mais alto (pulso), com ajustes de feltro e reforços nas costas e palmas das mãos, proporcionam maior conforto de utilização ao motard.

 

- Térmicas internas: usam-se por baixo das luvas maiores, são leves e flexíveis aderindo à pele. A vantagem é que podes usá-las quando está mais frio e tirá-las quando a temperatura sobe, proporcionando mais conforto na condução.

 

Em termos de materiais as luvas podem ser de nylon, lycra, poliéster, kevlar, cordura, couro, carbono, etc. A ideia é conjugar o maior conforto possível, índice de tacto nos comandos da moto e a protecção optimizada contra a chuva e o frio, assim como dos efeitos abrasivos do asfalto e ao choque.

 

» Calçado

O calçado é um dos acessórios mais importantes para conseguires andar de moto com chuva/ frio, com a máxima comodidade e conforto. O calçado deve variar de acordo com a época do ano (verão ou inverno), entre os principais materiais utilizados encontram-se a cordura, camurça ou pele, com solas de borracha e atacadores.

 

Possuem ainda laços ou velcro, reflectores, palmilhas impermeáveis e respiráveis, protecções nos tornozelos e na biqueira, devendo garantir conforto e segurança na condução.

 

Neste caso, deves adquirir umas botas que sejam muito confortáveis, com qualidade nas costuras, impermeáveis e com forro adequado para o frio/ chuva. Para reforço da protecção podes utilizar spray impermeabilizante e/ou protecções impermeáveis para as botas.

 

» Colete eléctrico

Actualmente existem diversos modelos disponíveis no mercado, sendo um dos acessórios mais apreciado para as regiões com muito frio. A sua utilização permite ao motard manter-se quente e confortável, possibilitando a realização de viagens sem qualquer tipo de sobressalto. Na aquisição do colete eléctrico, não te deves esquecer de adquirir o conector para a bateria da moto, caso contrário este colete eléctrico será apenas mais uma peça de roupa normal.

 

» Sistema de Camadas

Este sistema é eficaz para manter a temperatura do corpo e alguma impermeabilidade. Funciona com base na utilização de 3 camadas de roupa, proporcionado maior conforto e comodidade ao motard:

 

1. Na primeira camada, a que se encontra mais próxima do corpo, os materiais a utilizar e mais indicados são peças térmicas e respiráveis, de forma a proporcionar uma correcta respiração cutânea e manter a temperatura corporal;

 

2. A segunda camada não deve ser demasiado apertada ou justa ao corpo, devendo permitir a circulação de ar entre a primeira e a segunda, factor essencial para secar a humidade que é emitida naturalmente pelo corpo humano;

 

3. A terceira camada não tem como função principal manter o calor, serve antes para a protecção do frio exterior e da água, sendo importante a escolha de materiais e formatos adequados para esta função.

 

A utilização de equipamentos adequados permite uma maior segurança e qualidade de condução. Nada melhor que darmos uma volta de moto e chegar ao destino sem estarmos todos molhados ou “enregelados”… Andar de moto com conforto tem o efeito de causar boas sensações!

 

Boas curvas!

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

» Tags:
Please reload

Concentrações e Eventos Motard

02/04/2020

1/1
Please reload

» Recentes:
Please reload

© 2017 Infomotard - Braga PT

  • facebook
  • Twitter - White Circle
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now