Manutenção da Moto

29/09/2017

As motos requerem alguma manutenção por questões de segurança, longevidade e desempenho. É importante teres a noção que uma pequena avaria pode provocar danos e/ou acidentes que podem mais ou menos graves.

Assim sendo é recomendável que tenhas alguns cuidados extra, efectuando algumas rotinas de verificação, manutenção e limpeza da moto.

 

Procurámos elaborar uma breve lista, com os principais pontos a teres em atenção na manutenção da tua moto. Estes podem evitar algumas dores de cabeça e gerar alguma poupança, na secção de dicas poderás ver com mais pormenor assuntos relacionados com estas e outras questões.

 

» Limpeza

Uma limpeza frequente e cuidada garante que a moto esteja em boas condições, tanto estéticas como na detecção de problemas e/ou falhas existentes. Ao procederes a uma limpeza mais minuciosa podes verificar componentes ou peças que necessitem de substituição ou reparação.

 

» Mudança de óleo

Tal como nos outros veículos, as motos também necessitam de mudanças de óleo e verificações de níveis, seja por intervalo de kms ou de tempo. Existem um sem número de opiniões sobre esta temática, o melhor será seguires as especificações do fabricante, de forma a evitares problemas e confusões.

 

» Verificação da corrente

A corrente pela sua função é muito importante nas motos, a sua lubrificação é fundamental para um correcto funcionamento do conjunto de transmissão. A lubrificação deve ser efectuada com recurso a óleo ou spray próprios para o efeito, de forma a estar sempre oleada (maiores cuidados se devem ter com chuva, terra ou pó), o que permite também a verificação do estado dos elos e da roda dentada.

 

Outro factor importante é a tensão da corrente, se estiver muito esticada leva a um desgaste maior do conjunto, por outro lado se demasiado solta pode levar a uma avaria ou mau desempenho. Para verificação da corrente e tensão adequada deves seguir as indicações do fabricante, esta operação deve ser realizada no mínimo a cada 1000km, variando com o tipo de uso e pisos, podendo necessitar de verificações mais curtas.

 

» Pneus

Os pneus são os responsáveis pelo contacto da moto com o solo, como tal a sua função é essencial para a tua segurança, conforto e desempenho da "máquina". Devem ser inspeccionados regularmente (e sempre antes de grandes viagens), procurando-se desgaste irregular, cortes ou abrasões, assim como verificar a sua pressão. Paralelamente podes verificar o estado das jantes, aros e raios se for o caso.

 

» Verificação de Cabos e Tubos

É importante verificares os cabos e diversos controlos da moto, evitando assim problemas em termos de controlo e desempenho da moto. Os cabos devem ser lubrificados de acordo com as especificações e os que possuem desgaste substituídos.

 

Verificares os tubos (travões, refrigeração, embraiagem, combustível, etc.) evita problemas e situações menos agradáveis, no caso de desgaste ou quebras o melhor é procederes à sua substituição.

 

» Sistema Eléctrico

Dada a exposição das cablagens e comandos à chuva, à humidade e ao pó é conveniente que de forma regular procedas a uma limpeza e lubrificação de conectores e fichas, com produtos adequados (como o spray de conectores). Este passo é importante, evita muitos problemas de fácil resolução e algumas dores de cabeça.

 

» Hardware

A par da anterior, uma verificação regular do conjunto formado pelo “hardware” como as porcas, parafusos, cavilhas e apertos é importante. O recurso às chaves e ferramentas adequadas é essencial para estas verificações, deves tentar ter contigo sempre um conjunto das principais ferramentas para poderes solucionar uma eventual dificuldade.

 

» Bateria

Aquando das revisões deves por norma verificar o estado da bateria, se esta está com os valores correctos, se está em bom estado de conservação e com as ligações em boas condições. Alterações na iluminação original devem ter em consideração as especificações e capacidade do sistema de carga da moto.

 

Respeitando os pontos anteriores, evitas surpresas e eventuais dissabores. Por outro lado aproveitas para passar algum tempo junta da máquina, conhecer melhor o seu funcionamento e possíveis alterações, desgastes ou ajustes a realizar.

 

Com estes cuidados tudo ficará em melhores condições, para poderes rolar e viajar descansado!

 

Boas curvas!

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

» Tags:
Please reload

Concentrações e Eventos Motard

02/04/2020

1/1
Please reload

» Recentes:
Please reload

© 2017 Infomotard - Braga PT

  • facebook
  • Twitter - White Circle
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now