Dicas - Andar de Moto em Segurança (Parte I de II)

08/09/2017

Andar de moto é um dos melhores prazeres que podemos ter na vida. No entanto, deves ter em atenção diversos factores, entre eles, a segurança, a técnica e os outros condutores que circulam na estrada.

Ao longo deste artigo (e próximo), pretendemos elaborar uma lista com as principais dicas e conselhos sobre andar de moto, de forma a tentar ajudar-te a aproveitar os passeios de moto com segurança e diversão.

 

1 - Ser visto pelos outros

Muitas vezes os outros condutores não vêem os motociclistas (por vezes não vêem mesmo), nunca faças manobras ou movimentos a contar que te estejam a ver. Confirma que os outros condutores te tenham visto, senão, sinaliza a tua presença através da buzina ou sinal de luzes.

 

2 - Paciência

Impaciência leva à imprudência, as consequências de erros ou altercações no trânsito começam mal e acabam de forma pior. Quando os outros fazem asneira, tenta relaxar e perdoa (o que por vezes é difícil), não vale a pena estragar o dia por algo que não teve consequências.

 

3 - Vestuário

Por vezes a viagem é pequena, quando tal acontece não esperamos que ao irmos comprar pão possamos “raspar o asfalto”, tem em atenção que seja qual for ao trajecto, pequeno ou grande as complicações podem surgir. Não facilitar com as protecções e equipamentos de segurança é um bom principio, pese o facto de às vezes ser uma chatice evita dissabores.

 

4 - Estar preparado

Estar preparado para o melhor e para o pior (condução defensiva). Deves estar sempre preparado para alguém que se atravessa à tua frente, sai de uma rua, não respeita o stop ou te “aperta” um pouco. No fim a desculpa é sempre “não vi”, “achei que…”, o melhor é evitar, no final o motard é que sofre…

 

5 - Ego

Os únicos que estão realmente interessados nas habilidades e velocidade, são à partida as Autoridades Policiais e a ANSR.

 

6 - Atenção

A atenção na condução é fundamental (e não só nas motos), manobras feitas sem sinalização adequada, travagens bruscas, buracos, obstáculos e outras situações inesperadas podem ser evitadas. Presta atenção! Distracções provocam dissabores.

 

7 - Espelhos/ Retrovisores

O campo de visão dos espelhos é limitado, quando pretendes mudar de direcção ou ultrapassar verifica olhando para o lado ou para trás se podes efectivamente realizar a manobra. O mesmo se aplica quando diminuis a velocidade, paras ou vais arrancar.

 

8 - Velocidade

Ultrapassagens, mudanças de direcção ou circulação em trânsito, devem ser efectuadas com a noção da velocidade a que te deslocas, bem como a dos outros. Quanto maior a velocidade, maior a probabilidade de falhas e nestes casos o prémio não é uma taça de campeão.

 

9 - Piso

Adequa o andamento ao tipo de piso, deves ter em consideração o estado em que este se encontra, do que é feito (calçada, paralelo, asfalto, terra, etc) e se está bem sinalizado. Rodar nos limites em pisos de má qualidade ou má visibilidade, é um chamamento para o desastre.

 

10 - Distância de segurança

Existe quem goste de rolar “colado”, a regra geral são os 3 segundos para o veículo da frente, aumentando com condições climatéricas mais adversas. Idealmente deverás tentar observar o que se passa “à frente” nos próximos 10 segundos. A maioria dos problemas advém dentro desses espaços.

 

11 - Curvar

A maioria dos acidentes de moto ocorre quando os motociclistas se deslocam sozinhos, em estradas sinuosas e pistas de corrida. Saber dosear a velocidade adequada para cada curva é fundamental, uma boa forma é seguir a regra dos especialistas “entrar devagar, sair rápido” optimizando o comportamento da moto.

 

12 - Travões

O travão da frente da moto faz a maioria do trabalho, usar um pouco o traseiro na entrada de curvas ou situação de aperto ajuda a controlar melhor a moto. Tenta manter sempre alguns dedos sobre o travão dianteiro, economizas tempo de reacção e tempo de travagem (a 85 km/h podes travar até 30m antes).

 

13 - Foco de visão

Não olhes para ou chão e evita para o placard publicitário (ainda que seja apelativo), fixa a trajectória com a tua visão. A moto irá seguir a direcção do teu foco de visão, pelo que convém que seja o correcto.

 

14 - Visão nocturna

É mais difícil conduzir à noite, faróis bem ajustados e limpos permitem uma melhor iluminação. Viseiras transparentes (ou anti-encandeamento) permitem uma melhor visão, permitindo uma melhor percepção do que se passa à tua frente.

 

Boas Viagens e Boas Curvas!

 

(Parte I de II)

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