Acessórios do Motard (Parte II)

10/08/2017

Na continuação da 1ª parte sobre os acessórios do motard, concluímos o artigo com os temas relativos a bagagem, visibilidade, comunicação, segurança, kits anti-furo e iluminação. Escolher os acessórios correctos é fundamental, para poderes rolar descontraído e em segurança.

 

» Malas/ Mochilas/ Alforges

As motos não possuem o mesmo espaço ou arrumação que o automóvel, levando a que quase todos os motards, necessitem de soluções para o transporte dos seus bens e pertences.

 

Existem várias soluções de acordo com o objectivo e tipo de moto. Entre as principais ofertas disponibilizadas no mercado, encontram-se as malas rígidas, top-cases, baús, alforges, sacos de depósito, sacos traseiros, bolsas ou mochilas.

 

Alguns destes equipamentos podem ser fixados na moto, na parte traseira, lateral ou em cima do depósito. Deves ter o cuidado que estejam bem fixas, equilibradas e não coloquem em risco o desempenho da condução.

 

Existem uma infinidade de opções no mercado, permitindo-te personalizar o transporte da forma mais adequada e a preços muito variados. Toma em atenção o peso máximo suportado pelas bagagens e pela própria moto, bem como a sua distribuição, de forma a garantir melhor segurança, comportamento e equilíbrio do conjunto.

 

» Óculos

O uso de viseira e/ou óculos é de elevada importância, quer por motivos de segurança ou conforto. Quando nos deslocamos de moto, seja a altas ou baixas velocidades a probabilidade de sermos atingidos por insectos, poeiras ou outros corpos estranhos é elevada.

 

Sem a devida protecção as consequências podem ser graves, seja por estarmos expostos a lesões ou por deixarmos de ver a estrada por momentos. O uso de viseira ou em alternativa de óculos é fundamental para o bem-estar e segurança do motard.

 

Em termos de óculos existem no mercado uma diversidade de modelos, materiais e formatos disponíveis, cada um mais adequado a uma determinada utilização, assim como pelo tipo de capacete usado.

 

Estes devem ser preferencialmente escuros, de acetato (plástico, as armações de metal podem provocar lesões com o impacto), com lentes em policarbonato (mais resistentes ao impacto de objectos “voadores”), serem anatómicos e assentarem comodamente por dentro do capacete, de forma a não prejudicar o conforto.

 

Os principais benefícios do uso de óculos são, a redução de acidentes, prevenção de doenças oculares, diminuição de lesões nos olhos, falhas na condução e desconforto visual.

 

Em termos de cores, as lentes (com ou sem graduação) podem contribuir para uma aumento substancial da visibilidade:

 

- Lentes verdes: melhoram a visão de contraste e filtram a luz azul que danifica os olhos.

 

- Lentes castanhas: melhoram a visão de contraste (indicadas para míopes e hipermétropes).

 

- Lentes cinzas: melhoram a visão através da redução do brilho e distorção de cores (para quem possui astigmatismo).

 

- Lentes amarelas: reduzem o ofuscamento ao anoitecer, melhoram a visão de contrataste à noite e durante o dia.

 

- Lentes brancas: utilizadas para protecção na condução, podem ou não ter graduação.

 

Seja por necessidade, estilo ou por questões de segurança, os óculos (e viseiras) devem estar sempre limpos, em bom estado de conservação e contribuírem para o conforto nas tuas deslocações de moto.

 

» Viseiras

As viseiras dos capacetes podem colocar em causa a visibilidade devido à chuva, frio, lama, areias ou pó da estrada.

 

Para minimizar estes problemas existem diversas soluções que passam pelo uso de películas externas (sujidade, poeiras, etc) e internas (antiembaciamento), líquidos ou sprays de antiembaciamento, líquido repelente de águas (por fora da viseira), que melhoram e facilitam a visibilidade e limpeza da viseira dos capacetes.

 

Existem os capacetes com sistema de pin lock e/ou películas, além da função de antiembaciamento, estas podem escurecer quando expostas à luz intensa facilitando a condução durante o dia ou a noite.

 

» Intercomunicadores

Uma das desvantagens nas viagens de moto é a dificuldade de comunicação, seja com o passageiro, outros motards ou nas chamadas telefónicas. Várias são as situações em que não conseguimos comunicar com o pendura, companheiros de viagem ou temos de efectuar paragens para atender o telefone.

 

O recurso a intercomunicadores permite maior segurança, conforto e disponibilidade para a condução. Através da tecnologia, a maioria dos intercomunicadores permite o emparelhamento (via Bluetooth®) entre os diversos dispositivos móveis e/ou outros intercomunicadores.

 

Existem no mercado diversos modelos, os quais possuem diversas funcionalidades e características. Para uma escolha correcta deverás ter em atenção:

 

- Componentes: deves escolher um modelo que se adapte ao teu capacete, existem modelos destinados aos diferentes tipos de capacetes (integrais, modulares e abertos).

 

- Conectividade: existem modelos que apenas permitem conexão com o nosso telemóvel, modelos que permitem também a conexão com dispositivos semelhantes e fazem a função de intercomunicador. Existem ainda os que possibilitam conexão com qualquer outro tipo de intercomunicadores, mediante um valor acrescido.

 

- Autonomia: este ponto é importante, verifica qual a duração indicada da bateria, seja em suspensão ou comunicação.

 

- Resistência: materiais utilizados no seu fabrico, resistência à água e sujidade.

 

- Mão Livres: existem modelos que funcionam através de comandos de voz, sendo realmente mãos livres, permitem realizar e receber chamadas sem nunca termos de deixar os comandos da moto.

 

- Outras funções: existem modelos que além das funções anteriores, permitem através da ligação ao smartphone ouvir música, rádio ou indicações do GPS.

 

Existem hoje em dia boas soluções a preços razoáveis, o importante é escolheres um modelo adequado às tuas necessidades, para poderes viajar com conforto e segurança.

 

» Colete Reflector

Embora não seja de uso obrigatório nas motos (pelo menos para já), o colete reflector é uma ajuda na visibilidade e presença do motard perante os outros condutores. O seu uso é particularmente útil nos dias de menor luminosidade ou em condições atmosféricas mais adversas.

 

De notar que embora não seja obrigatório em Portugal, existem vários países da UE em que é obrigatório teres contigo um colete reflector. Antes de procederes a viagens ao exterior, verifica se terás que te fazer acompanhar de colete reflector.

 

» Cadeados/ Trancas

Estes garantem a segurança da moto, sendo de boa qualidade proporcionam uma forma eficaz de combateres os “amigos do alheio”, impedindo ou dissuadindo furtos. Também possuem a função de nos deixarem mais descansados, no que toca à segurança das nossas motos.

 

Entre os diversos tipos de artigos de segurança contam-se os cadeados, correntes, imobilizadores de travão e trancas das rodas. O importante é utilizares algum tipo de artigo que ofereça uma maior segurança à moto!

 

» Furos

As motos têm pneus, como tal também existe a possibilidade de terem furos, uma das soluções são os tacos para remendos.

 

Estes permitem no imediato solucionar um furo ou rasgão ocasional de um pneu, podem ser comprados em kits próprios. São uma óptima solução, de fácil utilização e que podem evitar grandes dores de cabeça!

 

Os sprays anti-furos também podem ser uma solução para pequenos problemas, embora sejam limitados dependendo da situação.

 

Em alternativa um seguro de viagem com as coberturas e assistência correctas podem ajudar nas situações indesejadas, fazeres-te acompanhar de um colega com “dotes de mecânico” também pode ser uma solução…

 

» Lâmpadas e fusíveis

Deves fazer-te acompanhar de um kit de lâmpadas (podes adquirir na marca, oficina ou casa de peças), o qual deve possuir pelo menos uma de substituição para cada lâmpada da moto (assim como fusíveis e fita isoladora). Evitas problemas que são de fácil resolução.

 

Existem mais acessórios, dependendo da disponibilidade financeira de cada um. O importante é teres em conta a tua segurança e conforto, procurando tirar o máximo partido da tua moto. De forma a poderes viajar e deslocares-te da melhor maneira possível, sem barreiras ou entraves.

 

Boas Curvas!

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

» Tags:
Please reload

Concentrações e Eventos Motard

02/04/2020

1/1
Please reload

» Recentes:
Please reload

© 2017 Infomotard - Braga PT

  • facebook
  • Twitter - White Circle
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now