Acessórios do Motard (Parte I)

04/08/2017

Qualquer motard necessita de diversos acessórios para poder andar de moto, de uma forma segura e confortável. Sim, não basta ter uma moto :) , é necessário que possuas alguns artigos para poderes rolar com maior segurança e descontracção!

 

Abaixo elaborámos uma lista com os principais acessórios do motard:

 

» Capacetes

O seu uso é obrigatório por lei, além de te protegerem em caso de acidentes, da chuva, frio ou do calor. Comercializados por diversas marcas, de vários tipos e em diferentes formatos, devem ser escolhidos de acordo com o objectivo e tipo de moto que usas, sendo os principais modelos:

 

- Integrais: são indicados para todo o tipo de viagens, confortáveis e feitos de materiais leves e resistentes, são os capacetes “fechados” com viseira que possui sistema de tranca, entradas e extractor de ar, possuindo protecção para o queixo e nariz.

 

- Abertos: este tipo de capacetes proporciona menos segurança e conforto a velocidades mais elevadas, são geralmente indicados para motos de menor cilindrada. Não possuem protecção para o queixo e nariz, alguns modelos possuem viseira clara ou escura para facilitar a condução.

 

- Modulares: estes capacetes “dois em um” podem fazer de integrais quando fechados e de abertos com a queixeira levantada, de notar que este tipo de capacetes não é tão resistente como os integrais, pelos que deves verificar bem o tipo de material e resistência que cada modelo possui. Alguns destes tem óculos/ viseira escura integrada para facilitar a condução.

 

- Off-Road: dedicados ao todo-o-terreno, embora alguns possam ser utilizados em viagens de estrada.

 

Uma nota importante é que o capacete possua a sigla de homologação pela CE, os capacetes devem estar homologados quer por questões legais como por razões de qualidade e segurança.

 

» Luvas

A seguir ao capacete é um dos acessórios mais importantes para o motard. Estas protegem as tuas mãos, do frio, calor, chuva e mais importante em caso de queda! A pele e tendões das mãos são extremamente sensíveis, pelo que deves usar luvas sempre que andas de moto, cabe-te a escolha do tipo de luvas que pretendes usar:

 

- Térmicas internas: usam-se por baixo das luvas maiores, são leves e flexíveis aderindo à pele. A vantagem é que podes usá-las quando está mais frio e tirá-las quando a temperatura sobe, proporcionando mais conforto na condução.

 

- Térmicas e impermeáveis: são luvas especialmente desenhadas para os motards, possuem forro térmico e um cano mais alto (pulso), com ajustes de feltro e reforços nas costas e palmas das mãos, proporcionam maior conforto de utilização ao motard.

 

- Verão: aqui enquadram-se as luvas mais frescas, com os famosos “furos” ou as luvas sem dedos, este tipo de luvas mais leves e frescas são utilizadas quando as temperaturas são mais elevadas, deves ter em atenção na sua escolha pois devem ter protecção e reforços nas costas e palma das mãos, de forma a teres uma correcta protecção.

 

- Desportivas: com desenho especial para melhor ergonomia e protecção, geralmente possuem acabamentos com materiais rígidos ou semi-rígidos, são especialmente desenvolvidas para uso em competição. Não invalidando o seu uso no dia-a-dia.

 

Em termos de materiais as luvas podem ser de nylon, lycra, poliéster, kevlar, cordura, couro, carbono, etc. A ideia é conjugar o maior conforto possível, índice de tacto nos comandos da moto e a protecção optimizada contra os efeitos abrasivos do asfalto e ao choque.

 

Muitas vezes em pequenas deslocações ou com temperaturas elevadas a vontade de não colocar as luvas é grande, mas as consequências de não as usar também o podem ser!

 

» Casacos

O casaco é outro dos itens muito importantes para o motard, a sua função principal é proteger o tronco e braços do impacto, assim como da abrasão do piso em caso de queda, evitando que a pele seja esfolada pelo contacto com o solo.

 

No mercado estão disponíveis vários modelos para verão e inverno, sendo os mais utilizados os que são feitos de materiais de cordura ou couro, tendo como missão proteger-te do frio, vento, sol e abrasão, além de possuírem protecções especiais para o motard.

 

A “armadura” dos casacos deve no mínimo conter protecção nos cotovelos e ombros, idealmente nas costas também, colocadas geralmente em bolsos internos dos forros e fixadas com velcro para poderem ser retiradas aquando da limpeza. Idealmente, devem possuir homologação da CE por razões de qualidade e segurança.

 

No caso dos casacos de inverno verifica que a gola seja alta, pois irá proteger-te do frio, mas também da chuva ao “encaixar” por dentro do capacete, evitando que a água passe para dentro por trás do capacete.

 

Um inconveniente deste equipamento é usá-lo no verão, devido ao calor existe algum incómodo certo?

 

No entanto não é solução andares de moto sem a devida protecção, para tal existem casacos de verão e/ou de meia estação, mais leves e com aberturas para circulação do ar, em que podes retirar o forro térmico para maior conforto. Outra questão é (quem já rodou em locais muito quentes sabe) no verão a intensidade do sol provoca escaldões que não irás querer experimentar!

 

A escolha do tipo de casaco depende também do poder de compra, no entanto se te preocupas com a tua segurança deves escolher um que te proporcione o mínimo de conforto e protecção, nada como estar preparado para evitar eventuais dissabores.

 

» Calças

Uma das primeiras coisas a evitar-se é andar de moto em calções ou t-shirt, em caso de queda as braços (como já falado) e as pernas são os mais atingidos. O ideal é usar calças com protecções (cordura, couro), que te ajudam contra o frio, chuva e/ou escaldões, com calor podes usar jeans reforçados especialmente desenvolvidos para o motard.

 

No mínimo usar calças, de preferência com um certo grau de resistência. (nota: existem joelheiras para usar por baixo das calças normais, pelo menos garantem uma maior segurança em caso de queda).

 

Em caso de frio ou chuva, podes usar umas calças térmicas por baixo das calças normais ou calças impermeáveis por cima (exemplo: calças de caminhada, montanhismo, etc), embora seja uma solução de recurso, por vezes é bastante cómoda e viável.

 

» Impermeáveis

A chuva é um obstáculo para qualquer motard, no entanto podes tomar algumas medidas que te ajudam a melhorar a experiência de condução à chuva, usando vestuário impermeável. 

 

Em regra são usados por cima da restante roupa, entre peças separadas (casaco, calças e protectores de botas) ou do tipo macacão, este devem ser impermeáveis e com costuras vulcanizadas (ou mesmo sem costuras), de ajuste rápido com velcros ou cordões nos pulsos, cintura e tornozelos. Devem ser fáceis de vestir e de guardar ocupando um espaço relativamente pequeno na bagagem.

 

Outra função é proteger-te do frio ou vento cortante que por vezes se faz sentir, da sujidade e pó em deslocações no dia a dia.

 

» Calçado

Muitos motards calçam sapatos ou ténis comuns (deveriam pelo menos ter cano), no entanto as botas são um dos acessórios característicos para quem anda de moto. Estas devem variar de acordo com a época do ano (verão ou inverno), entre as principais encontram-se as de cordura, camurça ou pele, com solas de borracha e atacadores.

 

Possuem ainda laços ou velcros, refletores, palmilhas impermeáveis e respiráveis, protecções nos tornozelos e na biqueira, devendo garantir conforto e segurança na condução.

 

Na 2ª parte deste artigo serão abordados temas acerca de impermeáveis, bagagens, visibilidade, segurança, entre outros.

 

Boas Curvas!

 

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

» Tags:
Please reload

Concentrações e Eventos Motard

02/04/2020

1/1
Please reload

» Recentes:
Please reload

© 2017 Infomotard - Braga PT

  • facebook
  • Twitter - White Circle
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now