© 2017 Infomotard - Braga PT

  • facebook
  • Twitter - White Circle

PNEUS

Uma das maiores preocupações do motard está relacionada com a segurança. Para que possas desfrutar da tua moto e do seu potencial é importante realizares uma escolha correcta de pneus. Estes são o contacto da moto com o solo, como tal a sua escolha deve ser adequada ao tipo de moto e piso, proporcionando o maior conforto, tranquilidade e segurança possível.

Existem variados tipos de pneus, com características distintas em termos de borrachas, tipo de piso, rigidez, suporte de carga e velocidade. Dependendo do tipo de utilização (estrada, citadina, off-road, mista) e condução (desportiva, passeio, maior ou menores velocidades). Podes optar por exemplo por pneus mais rígidos adequados a maiores acelerações, por outro lado se queres curvar com maior precisão e ter maior controlo da moto deves optar por um tipo de pneu mais macio.

Além dos aspectos relacionados com o piso, tipo de utilização e condução, deves ainda ter em consideração a categoria e género de moto, com base nestes diversos factores poderás escolher ou ser aconselhado sobre qual o melhor tipo de pneu a utilizares, de forma a potenciar o comportamento da tua moto, a segurança e o conforto.

Os pneus podem ser agrupados com base nas suas principais características e objectivos de utilização, sendo os principais grupos:

» Pneus desportivos: possuem uma borracha mais macia, geralmente utilizados em circuitos e competição. Suportam altas temperaturas, tendo uma vida útil bastante curta. Não são indicados para pisos molhados dada a ausência e/ou poucos desenhos de piso.

» Pneus desportivos/ touring: concebidos com recurso a borracha de rigidez intermédia, suportam temperaturas inferiores ao desportivo. Com uma boa aderência, aceitam com alguma normalidade o uso em diferentes tipos de piso. Possuem mais desenhos de piso do que o pneu desportivo.

» Pneu Touring: com uma borracha mais rígida, é também conhecido como pneu de estrada. Com uma temperatura baixa de funcionamento, possui uma vida útil superior aos anteriores. Dado o desenho do seu piso possui boa aderência em pisos molhados.

» Pneu misto ou trail: feitos de borracha rígida e com uma baixa temperatura de funcionamento, é o tipo de pneu indicado para utilização em asfalto e terra. Possuem um desenho mais largo, possibilitando maior capacidade de tracção nos diferentes tipos de piso, incluindo areia e lama.

» Pneu TT: com borracha rígida e funcionamento a baixas temperaturas, são indicados para terrenos secos e irregulares. É o tipo de pneu utilizado em motocross, o seu desenho possui grandes sulcos tornando-os ideais para pisos de terra.

Deverás ter em atenção que o prazo de validade dos pneus é de cerca de 5 anos, não é que este se vá desmanchar no final desse período, mas deverás estar atento a sinais de borracha ressequida e fissuras, as quais põem em causa a integridade do pneu. A data de fabrico é sinalizada no pneu geralmente após as iniciais “DOT” com quatro números, por exemplo 0817 significa que foi fabricado na 8ª semana de 2017.

Outros factores importantes a ter em atenção são: a capacidade de carga e índice de velocidade (aqui podes consultar as Tabelas de Índices), abaixo temos um exemplo de como realizar a leitura dos dados inscritos na lateral do pneu.

Exemplo: “160/70 17 69H

» 160: Corresponde à largura do pneu em mm.

» 70: Indica a série do pneu, ou seja, a relação entre a altura do flanco e a largura da secção do pneu. Neste caso a altura do flanco corresponde a 55 % da largura do pneu.

» 17: Trata-se do diâmetro interior do pneu (altura da jante). Este diâmetro é indicado em polegadas.

» 69: Valor que corresponde ao índice de carga. Indica a carga máxima que o pneu pode suportar, quando enche devido à pressão máxima de segurança.

» H: Índice de velocidade, indica a velocidade máxima do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança. Como para o índice de carga, cada letra corresponde ao equivalente em km/h.

É importante lembrares-te que quando os pneus são novos possuem uma camada protectora, esta faz com que sejam escorregadios nos primeiros kms de rodagem (cerca de 200 km).

As especificações da moto e pneus devem ser sempre respeitadas, de forma a proporcionar segurança e desempenho eficiente da moto. Caso contrário incorres em infracção das leis de trânsito e menor segurança, podendo ocorrer um maior desgaste dos pneus e consequente aumento de custos na utilização da moto.

Complementando uma boa escolha de pneus, nunca é demais alertar que também é essencial estares protegido com os demais itens de segurança como o capacete, blusão, luvas e botas adequados para a condução da moto.

Boas Curvas!

Infomotard

Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now